sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Capa de ELIS, Mae de Dois Mundos



 Feira do livro em Carlos Barbosa


l.



Capa do meu livro "ELIS MAE DE DOIS MUNDOS". Foi lançamento dia 15 de outubro 2011 às 16 horas na Feira do Livro em Caxias do Sul, na sala de autógrafos e em Carlos Barbosa dia 13 às 9 horas.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

UMA JÓIA EM S. ANTONIO

 Sua simplicidade lhe empresta um encanto especial. 

 Entramos e fiquei encantado com o que vi. 

 Entramos e fiquei encantado com o que vi. 


Quando entrares numa igreja dessas, tire seu chapéu e faça-o com muito respeito
 porque aí está o suor dos nossos pais, dos avôs...



Aldo Ziglio e Jandir Käfer


UMA JÓIA EM SANTO ANTÔNIO

 Já estive várias vezes em Santo Antonio de Castro. Algumas vezes de passagem, em festas ou bailes, quase sempre à noite. Uma igrejinha, aí perto do salão, sempre me chamou a atenção. Sua simplicidade lhe empresta um encanto especial. Jamais tive a oportunidade de ver o seu interior.
Então, na sexta feira, dia 16 de setembro, convidei o Jandir para um passeio a S. Antonio.
A igrejinha estava aberta. Entramos e fiquei encantado com o que vi.  A pesar de leigo na arte de pinturas, acho que, aí tem coisas de muito valor. Depois perguntei ao Aldo Zilio quem tinha feito aquelas pinturas. Disse-me que não sabia, mas que foram pintores de fora, talvez vindos da Itália.
É uma lástima ver essas pinturas se deteriorando. Segundo Aldo, foram feitas em duas etapas: As mais recentes foram pintadas por volta de 1975 e estão em estado razoável de conservação. As mais antigas, no entanto, já estão muito danificadas, quase irreconhecíveis.
Sei que a igreja foi tombada pelo patrimônio público do município e algumas coisas estão sendo feitas. Mas, com o abandono a deterioração do seu interior é evidente e um socorro urgente se faz necessário.
Foi construída em 1916. Aldo disse que seu pai Francesco Zilio ajudou a construí-la. Amassava o barro com os pés do qual se fazia tijolos. Depois eram cozidos num buraco feito na terra. Eram enormes e pesavam sete ou oito kg. Também ajudaram na construção seus tios José Zanon e Felipe Zanon, e muitos outros de quem não lembrava os nomes. Os profissionais vinham de fora e o pessoal local eram ajudantes.
Por todo esse nosso interior podemos encontrar essas relíquias. Algumas mais conservadas outras abandonadas e muitas, já derrubadas para dar lugar a templos modernos, muitas vezes quadrados de mau gosto, sem beleza estética.
Precisamos fazer um esforço para conservar essas relíquias por que são testemunhas da história de uma comunidade e do seu povo. São referências concretas e o seu valor está na história que encerram. Quando entrares numa igreja dessas, tire seu chapéu e faça-o com muito respeito porque aí está o suor dos nossos pais, dos avôs e de quem construiu o chão firme no qual, hoje, podemos pisar confiantes sem medo de desmoronar. A nossa história tem um valor incalculável por que ela é única e ninguém pode nos tirá-la. As nossas raízes são boas porque produziram um povo valoroso. Se destruirmos os nossos referenciais perderemos a nossa identidade que nos mostra quem somos e de onde viemos. Cito o que já escrevi em outras oportunidades:
Povo que não sabe da onde veio não saberá para onde ir”.


quinta-feira, 15 de setembro de 2011

ILUSTRAÇOES DO MEU LIVRO." ELIS MAE DE DOIS MUNDOS"







"Elis  Mae de Dois Mundos" foi  lançado no final do mês de setembro de 2011. É a continuaçao da história de"HOMO SAPIENS NO PLANETA AZUL" que foi lançado em 2009. O livro tem o prefácio de Juremir Machado da Silva e foi editado pela "Editora Maneco" de Caxias do Sul. O terceiro livro terá como título "REENCONTRO" com o qual encerro a trilogia que relata a aventura humana no universo; da sua obstinada luta para dominar a natureza que, no final, sempre prevalece soberana.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

TU ÉS ESPECIAL




TU ÉS ESPECIAL


Existe um número incalculável de chances de você nunca ter existido. Consideremos a possibilidade de naquela noite (se é que foi de noite) o teu pai estivesse cansado. E dissesse:
- Querida, hoje não. Trabalhei tanto que preciso dormir logo. Lá teria ido a tua chance de existir. Mas não foi assim, e para a tua sorte e o gáudio da mamãe o papai não estava cansado. Podia também a tua mãe estar com dor de cabeça, ter voltado tarde, estar fazendo greve de sexo, querer olhar o último capítulo da novela... Esses empecilhos podiam ter atrapalhado a tua existência, mas nenhum deles cruzou o teu caminho e tu foste gerado.  Porém, mil outras coisas podiam, ainda, ter acontecido para que teus pais não fizessem amor naquela noite. E se não fosse naquela noite, depois, nunca mais. Tinhas somente essa chance.
E mais. Em cada ejaculação milhares de espermatozóides são expelidos para dentro da mulher e somente um irá fecundar o óvulo. E aquela metade de ti foi mais rápida que as demais. E agora estás aí em detrimento dos demais. Talvez digas que se não fosse esse espermatozóide teria sido outro.
É verdade, mas então não serias tu. Alguém outro teria nascido no teu lugar.
Agora voltemos ao passado. Quantas coisas poderiam ter acontecido para que o teu pai não existisse? E a tua mãe? Sem eles nenhuma chance para ti. A mesma coisa os teus avós, os bisavós e assim poderíamos recuar indefinidamente. Algum acontecimento insignificante há muitíssimos anos poderia ter eliminado a tua chance de existir. No entanto, tudo conspirou a teu favor e tu estás aí. No meio de bilhões de possibilidades tu foste o privilegiado. De geração em geração tudo teve que acontecer exatamente assim.
Por isso és especial. À partir de agora tenha consciência do teu valor.
Alguns dirão que isso é somente acaso, outros, que é sorte ou ainda o destino de cada um. Muitos acreditam que a interferência de Deus é determinante e que nada e ninguém existem sem a vontade Dele.
Sei que as circunstâncias involuntárias agem fundamentalmente sobre os nossos destinos. Muitas coisas nos acontecem e não temos controle sobre elas. Mas, também, temos o livre arbítrio e muitas vezes nos deparamos diante de encruzilhadas que, dependendo do caminho escolhido, nos levará para um ou outro destino. Assim, por exemplo, como seria a tua vida se não tivesses fumado aquele primeiro cigarro? Experimentado aquela droga, fugido do colégio, não casado com aquela moça, abraçado outra profissão, ter tido coragem de confessar teu amor, ter arriscado fazer aquele concurso público, vestibular, concorrer a vereador ou não.
Somos fruto das circunstâncias, mas também das nossas escolhas.