domingo, 21 de outubro de 2012

FESTAS GERMÂNICAS


OKTOBERFEST




Um dos momentos marcantes da Oktoberfest foi o desfile
Até o ar que respiramos é germânico.

 Em frente à prefeitura, uma banda tocava “DIE MARI UND DIE GRETH”


Crianças no desfile em Blumenau

Desde cedo vivenciando as tradições e a cultura alemã

Nos dois eventos, vi muitos jovens e crianças.

Desde cedo vivenciando a cultura alemã- Blumenau
Muita festa e animação no Kanoa Kerb Fest


Nos dois eventos, vi muitos jovens e crianças.

Muita festa e animação

Crianças no Kanoa Kerb Fest

Desde cedo vivenciando as tradições.




BLUMENAU


Estive em Blumenau. Nesta época, o espirito da cultura alemã incorpora a cidade. Até o ar que respiramos é germânico. Nas ruas e praças, encontrei bandinhas tocando a música alegre da tradição alemã. Em frente à prefeitura, uma banda tocava “DIE MARI UND DIE GRETH”. O povo é acolhedor sempre pronto para falar das coisas da sua cidade. Infelizmente, também aí, a campanha para a escolha do prefeito, conseguiu semear alguma discórdia. A população estava contagiada pela política e, algumas vezes, o bom senso desse povo generoso cedia lugar para exaltações e desavenças. Napoleão Bernardes e Jean Kulmann disputavam o segundo turno.
Um dos momentos marcantes da Oktoberfest foi o desfile. Mais de três mil figurantes desfilaram pela Rua XV de Novembro mostrando a cultura, as tradições e a gastronomia blumenauense. Criativos carros de chopp desfilaram representando as várias cervejarias da região que conseguiram sobreviver numa época em que as grandes marcas internacionais de cervejas incorporavam as pequenas e tradicionais. Acho que no Rio Grande do Sul não sobreviveu uma.
Depois do desfile a festa continuou na Vila Germânica animada por bandas da região e, algumas, da Alemanha. A tônica foi a alegria e a animação. Não vi tristeza. Tudo, aí, é festa e alegria.
Verifico, em algumas localidades, neste nosso Sul do Brasil um esforço para a preservação das culturas dos povos vindos da Europa. Entre as mais significativas a alemã e a italiana.
Moro num lugarejo, no interior do município de Barão, chamado Arroio Canoas. A nossa festa maior é o Kanoa Kerb Fest. Com muito esforço, o nosso povo a mantém viva preservando assim a nossa cultura. A diferença entre a Oktoberfest de Blumenau e o nosso Kerb é somente o tamanho do evento. O espírito germânico, tanto lá como aqui, ainda palpita forte. E muitas pessoas procuram ávidas, a alegria contagiante que emana destas festas. Nos dois eventos, vi muitos jovens e crianças. Isto é alentador por que, com certeza, garantirá a continuidade destes eventos. Repito oque já escrevi em outra oportunidade: “Sociedade saudável é aquela que sabe dosar com equilíbrio a ânsia natural dos jovens pela inovação e o esforço dos adultos para manterem o status quo”.
EIN PROSIT DER GEMÜTLICHKEIT

Um comentário: