terça-feira, 25 de setembro de 2012

SIMBOLOS



SÍMBOLOS


Mais importante símbolo do Cristianismo
Letícia recebendo o sacramento do Crisma
foto de  Augusto Käfer

Os doze crismandos, catequista Rita e Padre José Inácio
Foto de Augusto Käfer


SIMBOLOS


Os símbolos são estereótipos com os quais queremos representar algum valor além da matéria. Assim, clubes, associações, famílias, nações, igrejas, marcas comerciais e outras  usam símbolos para se identificar. A Cruz é o principal símbolo da Igreja Católica mas muitos outros fazem parte do seu ritual: figuras de santos, velas, vestimentas, ritos e outros.
Quero, hoje, me referir especialmente ao ritual do Crisma. Há pouco, doze jovens foram confirmados aqui na nossa comunidade. Uma vez, o bispo vinha crismar os nossos filhos. Desta vez, veio um padre. Não discuto a validade do sacramento ministrado pelo padre. Isso é uma questão de fé religiosa. Falo do símbolo.
 A nossa comunidade se preparou, com esmero, para o evento. Muitas pessoas se empenharam: liturgia, cânticos, ornamentação, limpeza.  Mas o bispo não veio. A catequista se dedicou durante meses preparando os doze adolescentes. Mas o bispo não veio. Veio um padre. Mesmo assim, foi um momento sublime que, certamente, vai marcar a vida destes doze adolescentes. A Letícia, representando a turma, escreveu um lindo texto para homenagear a catequista:

Catequista Rita!
Quando paramos para pensar na vida, são pessoas como você que nos mostram o quanto é importante sonhar sem esquecer a realidade. Que lá fora existe um mundo e nós fazemos parte dele. São pessoas como você que nos obrigam a dizer: "Obrigada por existir e, de alguma forma, fazer parte de nossas vidas"!
É tempo de nascer para a vida, para os sonhos e para os outros. É tempo de celebrar os encontros, as conquistas e as amizades. É tempo de refletir sobre o passado, sobre o futuro e sobre o presente.
Há pessoas que querem ser bonitas para chamar atenção, outras desejam a inteligência pra serem admiradas. Mas há algumas que procuram cultivar a alma e os sentimentos; essas alcançam o carinho de todos, porque além de belas e inteligentes tornam-se realmente pessoas. Você Rita é uma dessas pessoas!
Em nossos encontros você sempre nos falou sobre as sementes que precisam ser semeadas com paz e amor, e assim, podendo gerar o alimento que precisamos para viver. Viver com alegria, coragem e determinação para seguir adiante. Viver o presente com sabedoria e plenitude para que o ontem seja um sonho de felicidade e cada amanhã uma visão de esperança. No envelope que iremos lhe entregar consta o nome das 12 sementes que você lançou nessa caminhada.
Agradecemos pela compreensão, paciência, dedicação e carinho que você teve por nós durante nossos encontros. Esperamos que estas sementes se fortaleçam e se tornem verdadeiros cristãos em Deus, pois foi isso que você nos ensinou.
A Letícia é filha da professora Flavia e de Tarcísio Royer. A pesar da idade, escreve muito bem como mostrou na homenagem que escreveu para a catequista.


Um comentário: