domingo, 17 de maio de 2020

UMA FÁBRICA DE CANIVETES

foto da fabriqueta de Ico cedida por Claudino käfer


Canivete fabricado por Ico com cabo de chifre de boi

foto da fabriqueta de Ico cedida por Claudino käfer









UMA FÁBRICA DE CANIVETES EM ARROIO CANOAS II



Por volta de 1938 Ludovico Chies, mais conhecido por Ico, instalou uma fabriqueta de canivetes em Arroio Canoas na propriedade que hoje pertence a Claudino Käfer. Rosalina Chies e Elina Chies, filhas de Pascoal Antonio Chies “Toni Formaier”, me contaram que, para irem para a aula da Professora Ernestina, passavam na frente da fabriqueta de Ico.
De acordo com alguns relatos, a Tramontina teria começado por aqui e depois se transferido para Carlos Barbosa. Sabe-se, no entanto, que isso não é verdadeiro. Segundo informações de pessoas da época, Ludovico não fabricava todo o canivete. Recebia material da Tramontina e aqui somente fazia o acabamento e montava o utensílio. Sabe-se que os colonos vendiam chifres de boi com os quais “Ico” fazia os cabos dos canivetes.
A fabriqueta localizava-se perto de um arroio cujas águas movimentavam uma roda d’água que acionava um esmeril, furadeira e outros equipamentos necessários para a pequena indústria.
Não se sabe ao certo porque a empresa não prosperou. Calcula-se que a escassez de água, principalmente em tempos de seca, fez com que Ico desistisse do empreendimento. Na época as fontes de energia eram escassas resumindo-se, praticamente, aos recursos hídricos.
Conforme o depoimento das irmãs Rosalina e Elina, a roda d’água foi vendida para Carlos Tranquilo e, na época da entrevista, por volta de 1998, a roda ainda estava em funcionamento na localidade de São José, interior de Carlos Barbosa.
Infelizmente, alguns empreendimentos sucumbem ao longo do caminho. Outros prosperam e dão origem a grandes empresas como, por exemplo, a Tramontina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário