segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

COMO NASCEU O MIRAMAR

Foto de Verealdo Chies. O início do Miramar. Na foto Irani e Verealdo na gaita e Marialdo na bateria

Escola onde nos reuniamos para os ensaios





foto de 1965 a 1970


COMO NASCEU O  MIRAMAR


      No início não tinha nome, e nem data de nascimento. Nasceu como normalmente nascem os grandes empreendimentos, isto é, pequeno. Pesquisando, concluiu-se que deve ter iniciado no ano de 1963. Portanto, lá se vão mais de cinquenta anos. Arroio Canoas é sua Terra Natal, mais precisamente a Comunidade do Sagrado.           Entre as manifestações culturais de Arroio Canoas o Miramar é um marco importante.
           Começou com três meninos tocando gaita: Vilmar, Irani e Verealdo. Saíam por ai tocando em festas, casamentos e aniversários. As pessoas se encantavam vendo e ouvindo aquelas crianças tocando. Cobravam somente um valor simbólico. Quando tocavam aí por perto, os irmãos mais velhos carregavam as gaitas e os meninos andavam a pé. Algumas vezes caminhavam quilômetros para não gastar com viagens. Eram tempos difíceis e a grana sempre era curta. Um dia foram tocar mais longe e contrataram o “Basei para levá-los”. A apresentação rendera somente R$250,00 e a viagem custou R$ 300,00.
           Aos poucos, outros instrumentos foram se juntando às duas gaitas. Por volta de 1966 comecei a participar tocando trompete. Aprendi a tocar na Escola Normal Rural “Estrela da Manhã”.  Eu tocava na banda do colégio. Logo o Verealdo comprou, também, um trompete e fazíamos dupla. O Negrim comprou uma bateria usada. Era tão alta que mal se via a cabeça dele apontando por cima dos pratos. Então resolveu colocá-la na frente, pois não se conformava em ficar escondido lá atrás. O Irani e o Verealdo eram os mais novos, porém donos de um bom senso apurado. Tanto brigaram até que a bateria voltou para o seu lugar. Mas o Negrim, inconformado, mandou fazer um estrado para colocar seu instrumento e dessa maneira ele também podia ser visto.              Aos poucos mais instrumentos foram sendo agregados. O Irani passou a tocar guitarra, o Lalo teclado e o Lori, contrabaixo. O Verealdo trocou o trompete por um trombone. Com essa formação a banda tocou durante vários anos. Fazíamos sucesso por tudo principalmente na região alemã de Estrela, Teutônica e Poço das Antas.
            Na próxima edição vou contar como o Negrim arrumou dinheiro para comprar a primeira gaita.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário