domingo, 24 de agosto de 2014

ALMA AVENTUREIRA

Tratado de Tordesilhas

Tratado de Tordesilhas

ALMA AVENTUREIRA


O Sul do Brasil tem uma peculiaridade. Foi o destino de muitas levas de imigrantes europeus. O que os trouxe? Sabe-se que, basicamente, as dificuldades que enfrentavam na velha pátria em guerra. Trocaram o mundo civilizado por uma terra selvagem sem saber, ao certo, o que encontrariam aqui. Vieram acreditando em promessas.
 Porém, talvez, não tenha sido este o único motivo. Veja que, somente, veio uma pequena porcentagem de alemães, italianos, poloneses e franceses. A grande maioria desses povos permaneceu na sua pátria apesar das dificuldades. Por que, então, alguns poucos vieram e os outros não? Certamente, ai tem, também, um componente de personalidade. Quem veio possuía uma alma aventureira. Aquela coisa que impulsiona o indivíduo para a novidade, para a mudança. Aquele que não encontra sossego, que vislumbra um paraíso e vai procurá-lo no desconhecido. Aquele que precisa, sempre, recomeçar, incapaz de fincar raízes. É claro que não podemos generalizar e imputar a todos essa atitude aventureira. Porém, se observarmos os movimentos migratórios da nossa gente, principalmente nos primeiros anos, podemos observar que constantemente trocavam de propriedade, indo, sempre em busca de novas terras. Assim, principalmente, os alemães e italianos, talvez impulsionados pelo espírito aventureiro que já trouxe seus antepassados para cá, foram procurar novas terras na serra gaúcha, “in die serre gewanat” (foi morar na serra) depois o oeste catarinense, Paraná, Mato Grosso e Paraguai. Hoje se encontra agricultores gaúchos no Amazonas, Amapá e outras regiões, desbravando a mata virgem sempre em busca do novo, do desconhecido. É a velha alma ávida por novos horizontes.
Na história do Brasil fala-se muito sobre os bandeirantes. Eram, principalmente, paulistas que penetravam no interior do Brasil a procura de ouro alargando as nossas fronteiras muito além do Tordesilhas.
Os nossos imigrantes não foram procurar ouro. Foram atrás de terras novas para colonizá-las. Se os bandeirantes foram importantes acrescentando um grande território ao Brasil os nossos imigrantes também tiveram sua importância ocupando efetivamente toda esta área e produzindo riquezas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário