segunda-feira, 22 de março de 2021

A MOSCA AZUL

https://www.facebook.com/messenger_media/?thread_id=100003534306500&attachment_id=208854304322251&message_id=mid.%24cAAAAAEgqyQl-i0rcOF4WgWAxXewQ

abra o link acima.
 

 

A MOSCA AZUL

 

No meu alpendre eu tomava meu chimarrão matutino. Aliás é o que faço todas as manhãs antes das lides diárias. São instantes mágicos que eu me proporciono antes do sol, do barulho, das preocupações. São momentos de transição entre a noite e o dia.

Bem na minha frente, a uns 50 cm, pairava uma mosca azul. É incrível como ela consegue ficar totalmente imóvel no ar. A única coisa perceptível é o rufar das asas que batem com tanta velocidade que a visão não consegue perceber.

 Tentei agarrá-la, mas quando minha mão se aproximou ela se afastou a uma distância de uns 2 metros. Aí ela começou a fazer movimentos para cima, para baixo e para os lados. Movia-se de um ponto a outro com uma rapidez impressionante quase imperceptível e novamente pairava. Como um ser tão insignificante é capaz de reações tão instantâneas! A rapidez de seus movimentos me fez lembrar de relatos de OVNIS que são vistos em algum local e no instante seguinte estão a dezenas de metros distante.

Creio que cada um dos prezados leitores já tenha presenciado fato semelhante.

Imaginem a anatomia. Músculos para acionar as asas permitindo movimentos impressionantes. Com certeza há um cérebro que toma as decisões. Imaginem o tamanho do cérebro. Uma rede de neurônios que transmitem os comandos. Aparelho circulatório para transportar combustível e comburente. Aparelho digestivo, respiratório, visão, audição, memória, instinto e toda a complexa estrutura necessária para equipar esse ser, aparentemente, tão insignificante. E tudo isso para sustentar a vida de uma minúscula mosca azul, de uma pulga, um borrachudo, de mosquitinhos quase imperceptíveis a olho nu. Seres unicelulares vivendo até dentro de nós alguns úteis e necessários outros causando doenças.

  Se você prestar atenção verá que está rodeado de fatos extraordinários. Verá que não damos um passo na natureza sem tropeçar em algum milagre. Talvez não sejam milagres, somente a manifestação da natureza. Ou quem sabe tudo seja um grande milagre.

Peguei o mata-moscas. Ainda não estava morta, então pisei nela.

A vida ao nosso redor é tão abundante que a menosprezamos. Damos cabo de seres sem motivo algum. Precisamos nos educar para perceber a vida e valorizá-la.

Se você não conhece a mosca azul não fique decepcionado, o mundo está cheio de pequenos milagres.

 

 

 

 

 

Um comentário: