domingo, 7 de junho de 2020

CURIOSIDADES









CURIOSIDADES


Se observarmos atentamente a natureza que nos cerca, certamente encontraremos coisas surpreendentes.
Creio que muitos dos leitores já viram que durante o inverno aparecem amontoados de vermes pretos. Sabemos quase nada a respeito deles. Da onde vem, como se alimentam e se reproduzem, o que acontece com eles depois do inverno durante o restante do ano? No final do inverno, eles simplesmente desaparecem. Será que sofrem um processo de metamorfose? Com certeza, se você mora no interior, já deve ter visto esses amontoados.
 Fiz uma pesquisa e, de acordo com Google, é uma larva que através de um processo de metamorfose se transforma numa vespa. Pertence a espécie (Perreyia lepida), ou “falsas lagartas” Também são conhecidas como “mata porcos”. Jacinto Thums me disse que são inofensivos, porém, alguns colonos dizem que são venenosos. Na época em que os porcos eram criados em potreiros e sempre estavam famintos, ao comerem esta larva morriam. Se alguém se interessar pelo assunto pode procurar no seguinte link:

TATUZINHO
Outra curiosidade é o que chamamos de Tatuzinho. É um bichinho que vive em lugares muito secos. O que mais conhecemos dele não é o bichinho em si, mas sim a sua morada. Ele cava um buraquinho em forma de cone. Por isso, gosta de lugares com terra muito seca e solta, geralmente em galpões sem piso de concreto. Não sabemos, ao certo, o porquê do formato do seu alojamento, mas desconfio que seja uma espécie de armadilha para pequenos insetos que ao caírem aí não conseguem mais sair ficando fácil sua captura.

ROLA BOSTA
Muitos dos meus leitores já devem ter visto um besouro apoiado nas quatro patas dianteiras e com as duas traseiras rolando uma bolota. É o “Rola bosta” ou em alemão hunsrik “Scheis kewat”. Ele usa fezes de animais para fazer uma bolotinha onde põem ovos. Daí rola esta bolotinha até um lugar que ele considera ideal para enterrá-la. Quando os ovos eclodem as larvas se alimentam das fezes até se tornarem adulto.








Nenhum comentário:

Postar um comentário