segunda-feira, 17 de novembro de 2014

VALORIZANDO NOSSAS RAÍZES

Elas são proprietárias do “Restaurante e Buffet da Zali”

Carine e Terezinha são filhas de Arvedo

Angst tinha uma casa comercial e uma queijaria em Cafundó. 

Angst tinha uma casa comercial e uma queijaria em Cafundó. 

Elas são proprietárias do “Restaurante e Buffet da Zali”

Elas são proprietárias do “Restaurante e Buffet da Zali”





VALORIZANDO AS NOSSAS RAÍZES
Cafundó.

Quem julgar essa localidade baseado no seu nome poderá pensar que se trata de um lugar horrível, na gíria, “onde o diabo perdeu as botas”, “ o fim do mundo” ou expressões equivalentes. No entanto, é um lugarejo aprazível que exibe uma natureza exuberante e é cercado por morros verdejantes que encantam o transeunte.
Em épocas passadas, era uma comunidade próspera com muitos colonos cultivando as terras que, a pesar de íngremes, possuíam um solo fértil de modo que onde se plantasse um pé de milho, com certeza, a colheita seria garantida. Lembro que havia uma expressão popular que dizia que os colonos de Cafundó plantavam o milho com a espingarda carregando as sementes num cartucho.
  A situação de Cafundó mudou porque a agricultura moderna foi descartando aquelas encostas acidentadas, por não permitirem a mecanização. Daí o êxodo rural foi inevitável tirando os moradores da localidade que foram procurar trabalho nas cidades próximas.
Por mais que queiramos fugir do nosso berço jamais nos livraremos das influências do meio onde nascemos e nos criamos.
 Em geral, as comunidades desse nosso interior são celeiros de indivíduos ilibados, graças à educação que receberam nas famílias e no meio onde aprenderam a serem pessoas de caráter e honradas.
De Cafundó saíram muitas famílias valorosas porém, hoje, quero me referir, de um modo especial, à família de Arvedo Angst. Angst tinha uma casa comercial e uma queijaria em Cafundó. Quando percebeu a inviabilidade econômica da localidade tratou de buscar novos horizontes. Vendeu sua propriedade em Cafundó e comprou a Rodoviária de Barão onde, também, mantinha um restaurante. 
Carine e Terezinha são filhas de Arvedo e herdaram do pai a vocação pelo ramo. Elas são proprietárias do “Restaurante e Buffet da Zali”, localizado na Rua Leonardo Celso Mombach 137, Barão, RS · Centro (51) 3696-2281.
O restaurante da Zali é o novo patrocinador desta coluna. Fico grato e, com certeza, será um investimento que trará bons resultados.

2 comentários:

  1. Luis Orlando Junqueira Calliari19 de novembro de 2014 às 15:48

    parabéns por valorizar nossa terra e nossa gente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Comentários postados no meu face:
    Teresinha Henz Eu já fui faz tempo.....
    20 de novembro às 20:03 · Curtir

    Salecia Weschenfelder O melhor banho de rio q ja tomei !
    20 de novembro às 20:50 · Curtir · 1

    Selso Graf Muito peixe se pescou no riacho de cafundó. Jamais nos esquecemos de nossas raízes, elas são a base de nosso caráter e educação.
    16 h · Curtir

    Marlis Kafer SAUDADES, QUANDO IA VISITAR OS TIOS , A VÓ FLACH ,ERA TUDO MUITO LINDO, UMA PAZ INESQUECÍVEL
    1 h · Descurtir · 1
    Laurindo Hentz

    ResponderExcluir