domingo, 21 de setembro de 2014

"PERERECOFOBIA"

Outra coisa que não consigo entender é porque foram apelidar aquilo de "perereca"


Quando ia saindo deparei-me com uma pequena perereca do tamanho de um polegar de criança


PERERECOFOBIA

“Fobos” é um termo grego e significa medo. No português usamo-lo em muitas palavras quando queremos nos referir a medos ou aversão a alguma coisa. Assim dizemos fotofobia quando alguém não suporta muita claridade. Claustrofobia para alguém que tem medo de ficar sozinho em um ambiente fechado. Monofobia, medo de focar sozinho. Hidrofobia, medo de água. Obesofobia, medo de engordar, e, assim, centenas de palavras.
Você já ouviu falar em "pererecofobia"? Creio que não porque é um termo que inventei para me referir ao medo que as mulheres tem de pererecas, sapos e anfíbios em geral.Todas as mulheres, ou quase todas, têm medo de sapos.
Durante uma festinha na minha casa, uma amiga veio correndo ao meu encontro gritando desesperadamente:
- Um bicho! Vai lá matar aquele bicho nojento!
E mostrava com o indicador o banheiro da onde saíra, ainda, terminando de se vestir.
Armei-me com um cabo de vassoura e fui procurar a fera que assustara daquele jeito a moça. Nada encontrei. Quando ia saindo deparei-me com uma pequena perereca do tamanho de um polegar de criança, sentada na pia do banheiro. Olhou para mim assustada, e com a respiração ofegante.  Consegui agarrar a coitada e fui mostrá-la para a amiga para saber se fora isso que a assustara daquele jeito. Como me arrependi do que fiz! A gritaria voltou e, agora, engrossada por mais duas amigas que também estavam na festa.
Então, fui soltar a coitada na natureza, lavei as mãos e fui ver como estavam as mulheres. Encontrei as três na sala agarradas, uma a outra, em cima do sofá. Quando me viram o desespero voltou:
- Sai daqui com esse bicho nojento!
Tive que lhes explicar que a pererequinha já não estava mais comigo. E para ficarem mais tranquilas disse que a matara.
Acho que essa “pererecofobia” mereceria um estudo: “porque as mulheres têm tanto mede de batráquios”?
Outra coisa que não consigo entender é porque foram apelidar aquilo de "perereca". Uma coisa tem nada a ver com a outra.  Até eu poderia entender se o animalzinho tivesse atitudes frias e calculistas! Se atraísse, traiçoeiramente, suas vítimas! Mas nada disso confere! O bichinho é limpo, pequeno, e tem sangue frio. Além disso, a perereca (bichinho) nem é comestível!

Vai entender esse mundo ilógico das mulheres e da linguagem!






Nenhum comentário:

Postar um comentário