terça-feira, 6 de maio de 2014

IRMÃOS NA ORIGEM

Igreja Sagrado C. De jesus. Casamento de Lucia Käfer

Casa do pioneiro Pedro Käfer

Dormentos para a estrada de ferro

Ginasio de Cobléns


estádio de futebel-Cobléns





IRMÃOS NA ORIGEM



Hoje, são quatro comunidades que formam a “Grande Arroio Canoas”. A partir de um núcleo inicial, formaram-se as comunidades de Navegantes, Cobléns, Canoinhas e Sagrado coração de Jesus.

Segundo Aldo Migot, no seu livro História de Carlos Barbosa, o pioneiro a se estabelecer nesta região foi Pedro Käfer, por volta de 1892, onde hoje fica a comunidade do Sagrado Coração de Jesus. Em seguida, mais colonos vieram povoar a região, todos de origem alemã. Em Navegantes, se estabeleceram os Käfer e Riter; em Canoinhas Bösing e Koling; em Cobléns Vogt, butzen, Bervian e Gräf; e no Sagrado Käfer, Vogt e Schofen. Sete anos depois alguns evangélicos fundaram, em Navegantes, uma comunidade religiosa que não prosperou.

Em 1917, vieram os primeiros italianos que foram se estabelecendo em toda a região, porém sempre associados à comunidade religiosa do Sagrado Coração de Jesus. Segundo o Livro Caixa da Capela, os seis primeiros foram: Egidio Lucini, Miguel Chies, Antonio Gastaldo, Albino Zucatti, Andrea Chies e Marco Mocellin. No livro eles foram inscritos sob o título “ Einteil Von den Italiener” ( sócios italianos). Este pequeno detalhe leva no bojo um certo grau de preconceito quando os italianos foram inscritos à parte e não junto com todos.

 Em 1940 foi criada a Capela Nossa Senhora dos Navegantes,e em 1950 a Capela São Miguel na comunidade de Cobléns. Canoinhas, ainda não forma uma comunidade religiosa.

O povo desta região passou por muitas dificuldades de relacionamento. No início, aconteceram atitudes preconceituosas entre alemães e italianos. Estas feridas, mesmo hoje, não estão, totalmente, cicatrizadas. A rivalidade ainda perciste, principalmente, no futebol o que, aliás, é muito natural.

Muitas vezes brigamos, discutimos e nos desentendemos. Mas essas coisas fazem parte do relacionamento entre irmãos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário