segunda-feira, 28 de abril de 2014

AGRICULTURA COMO ANTIGAMENTE






Marcos tem uma bela junta de bois que ele mesmo amansou.


Dona Lourdes faz pão de milho e chimier de cana.


Marcos

forno onde D. Lourdes faz pão.

gansos

romã

Fiquei impressionado com o tamanho da parelha.

 Os bois de José Bart chamam-se Gauch e Minero.

Arroz

cebola





AGRICULTORES COMO ANTIGAMENTE

A última programação dos idosos, aqui em Arroio Canoas, foi um almoço dançante. Conheci, naquela ocasião, o grupo de São Vendelino. Eram liderados pelo simpático casal Orlando e Lourdes Kühn.
Então, Orlando contou-me que eram agricultores e que, ainda, trabalhavam com tração animal, uma raridade nos tempos modernos. Fui visitar o casal no interior de São Vendelino. Uma amiga muito especial, a Liane Flach Klein, que mora em Piedade, um bairro de São Vendelino, me ajudou a chegar à casa do casal. Orlando estava ajudando fazer silagem na propriedade de José Bart, seu vizinho. A família Kühn mora num lugar retirado, porém aprazível, em meio à natureza. O terreno é acidentado e, talvez, por isso é que a agricultura tradicional aí persista.

 Dona Lourdes faz pão de milho e chimier de cana. Quando cheguei ela acabara de tirar os pães do forno. Pedi para comprar um, mas ela, gentilmente, deu-me um de presente.

- Dona Lourdes, o pão estava delicioso!
Então, fomos ao potreiro ver os bois de canga. Fiquei impressionado com o tamanho da parelha. Esses nosso colonos tem um carinho todo especial com suas juntas a ponto de lhes darem nomes. Os bois de Orlando chamam-se Minero e Leão. A parelha de José Bart chama-se Gauch e Minero. E conversam com eles. Algumas ordens são comuns entre os colonos. Hoit significa para a direita. Har para a esquerda. Hof quando o boi deve levantar a perna. Astra quando é para andar para trás.
Estive, também, na Linha Camilo. Lá fui visitar a família Vortmann. Selmo é o pai e Marcos seu filho. Fui recebido com muito carinho e quando me reconheceram disseram que não perdiam um dos artigos que escrevo no jornal. Queriam saber se a história do “Disco Voador” é verdadeira. Marcos tem uma bela junta de bois que ele mesmo amansou. Tem, uma plantação de dois hectares de pêssegos e produz uma grande variedade de outros produtos.
Ao passar por Rodrigues da Rosa visitei Adelcio Schäfer que também lavra com uma bela junta de bois.
Por fim, Anesio Schäfer produz uma grande variedade de produtos na sua propriedade. Vi gansos, ovelhas, vacas e porcos. Colheu arroz, romã , milho, pinhão e muito mais.
Quando andamos por este nosso interior, a cada passo, nos deparamos com aspectos que são uma verdadeira riqueza. Isso merece ser preservada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário