segunda-feira, 4 de março de 2013

UMA EXPERIÊNCIA TEMERÁRIA

O meu cabelo ficou reto em pé
como se tivesse feito um penteado Punk.


Comprei um tonel novo num posto de gasolina
 e tratei de prepará-lo para a experiência

UMA EXPERIÊNCIA TEMERÁRIA








O fato que vou contar aconteceu comigo. Há alguns anos, li numa revista sobre fontes alternativas de energia. Entre outras, tratava do biogás. Interessei-me porque parecia ser um processo simples e porque a matéria prima para produzir o gás era o estrume de vaca abundante nas propriedades agrícolas.
Decidi então fazer uma experiência, em pequena escala, para comprovar a tecnologia e mostrar aos colonos os benefícios do biogás e sua viabilidade. Comprei um tonel novo num posto de gasolina e tratei de prepará-lo para a experiência. Encheria o tonel com estrume, e com a fermentação o gás se formaria e se acumularia na parte superior do tonel. Para dar vazão ao gás teria que fazer um furinho na parte superior e soldar um canudinho de metal onde encaixaria a mangueira para conduzir o gás para onde quisesse. Fiz o furinho sem problemas, mas quando aproximei o maçarico aceso para fazer a solda houve uma grande explosão. Havia restos de tíner no tonel que, com a chama, incendiou e fez o tonel explodir. O estouro foi ouvido a três km de distância. Com a explosão o fundo do tonel foi arrancado e bateu violentamente contra uma parede de alvenaria e depois subiu, furando o telhado. No dia seguinte encontraram o tal fundo do tonel na roça do Miguel Royer a uma distância de mil metros. Quando o fundo bateu na parede saltou areia do reboco que me atingiu no rosto com tal violência que fiquei com o rosto todo ensanguentado. O meu cabelo ficou reto em pé como se tivesse feito um penteado Punk. Levaram-me para o hospital do jeito que eu estava. Por azar me encontrei com  o meu amigo Verealdo que se espantou vendo-me naquele estado. Ainda hoje dá risadas quando se lembra do fato e da minha aparência. Por sorte tudo não passou de um grande susto. Uma enfermeira muito carinhosa passou iodo no meu rosto e deu um jeito nos meus cabelos.
Mas não desisti da ideia. Dias depois construí o meu biodigestor. Enchi uma câmera de caminhão com o biogás que ficou esquecido no depósito do Vanderlei por muito tempo. Um dia ele me contou que abriu a válvula da câmera e pôs fogo na saída. Na medida em que o gás saia produzia uma chama azulada.
A experiencia deu certo, porém o método não era funcional por causa da dificuldade de abastecer o tonel com estrume.



4 comentários:

  1. LEMBRO-ME DISTO, É VERÍDICO, PODERIAS TER INSISTIDO MAIS E TALVEZ HOJE ESTARIA FORNECENDO GÁS PARA TODO O MUNICIPIO. ABRAÇO . RSRRSRSR

    ResponderExcluir
  2. Houvi falar da experiência, mas não a conhecis por inteiro. A idéia é genial. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Hehehe.... isso só acontece com quem é criativo....

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelos comentários. Quando você acha que que todas as variáveis estão controladas...

    ResponderExcluir