segunda-feira, 5 de março de 2012

BRINCADEIRA DE CRIANÇA É COISA SÉRIA


BRINCADEIRA DE CRIANÇA É COISA SÉRIA


Todas as épocas têm suas peculiaridades. Em geral, cada um lembra, com saudade, do seu tempo de criança. Meus irmãos e eu fazíamos bois, carretas e vários utensílios agrícolas com bananeiras. Construíamos estradas que ligavam as propriedades e por elas transitávamos com os produtos que queríamos negociar. Folhas de laranjeira eram a moeda circulante.





Assim brincava a minha amiga. (Alessandra e Larissa.)
 Casca do cacho de coqueiro
Uma amiga, por quem tenho uma grande afeição, me contou que brincavam ao ar livre. Sentavam numa casca de coqueiro, aquela que protege o cacho, e aí se soltavam sobre um gramado íngreme no potreiro do pai dela. Disse-me que ainda hoje tem cicatrizes de ferimentos causados pelos tombos que levou. Mas que as marcas mais indeléveis são as que forjaram sua personalidade. Acho que um adulto, que é capaz de lembrar com saudade do seu tempo de criança é uma pessoas feliz.
Um dia, eu quis ensinar meu filho a brincar com bananeira. Ele não achou graça alguma. Um pouco decepcionado desisti. Depois me chamou para jogar vídeo game com ele.
Muitas vezes, quando vou ao nosso clube, vejo crianças e adolescentes fazendo guerra. Com vários note books, interagem, e dão tiros tentando eliminar um ao outro. Claro que é tudo um “faz de conta”, é guerra virtual. Procuro sempre ver o que está além do fato. Na minha concepção as crianças brincam para se preparar para a vida real. Trazem para a fantasia a realidade do mundo que os cerca. É um processo de aprendizagem através do lúdico.
Aborreço-me quando os vejo nessa atividade em sábados e domingos ensolarados tendo Logo aí ao lado um belo campo de futebol que a comunidade construiu com muito empenho e sacrifícios.                                                                                  


  Minha Flor Amarela. 

Será que o jeito de educarmos os nossos filhos está correto? Será que estamos fomentando a violência? Formamos uma geração de guerreiros? Não temos parâmetros para fazer esse julgamento. Só podemos conjeturar. Como todas as gerações, achamos que a nossa infância foi a mais saudável. Na época convivíamos mais intensamente com a natureza enfeitada com flores do campo. Lembro-me de uma, muito especial que até hoje meche com a minha fantasia. Ela era a minha flor, a mais linda entre todas. E era amarela.



Um comentário:

  1. A flor está cada vez mais bonita, inclusive a técnica fotográfica. Que o amor sea assim.
    Abr...

    ResponderExcluir