segunda-feira, 10 de maio de 2021

NÓS, OS CANHOTOS

A Selma Schneider é canhota
                                                     


A Marta é canhota 
 
                                                                 
 

 

 

 

                                                                            NÓS, OS CANHOTOS

 

 

Não sei se foi exatamente uma banana, mas um acontecimento lamentável aconteceu num jogo do Campeonato Gaúcho do ano de 2014. O árbitro da partida foi agredido por um ato preconceituoso. Quero deixar bem claro que sou contra qualquer tipo de preconceito. Certamente, não é a cor da pele do indivíduo que faz dele uma pessoa mais inteligente, mais capaz ou mais útil para a sociedade. E nem a cor do cabelo de uma mulher (loira ou morena) que a deixa mais sábia ou burra. O que mesmo importa é a predisposição genética, a educação e, principalmente a escolha certa da profissão. Sempre digo que não há pessoas preguiçosas. Há indivíduos que precisam fazer coisas que não gostam de fazer.

Mas, além do preconceito racial, há muitos outros preconceitos. E, de pelo menos um desses eu e mais 10º das pessoas no mundo, somos vítimas. Aproximadamente, 10% da população mundial são canhotos. (Pesquisa Google)

Tudo já começou na bíblia, no antigo testamento, portanto, bem antes de Cristo. Diz a bíblia: “Vereis um dia o Filho do homem sentado à DIREITA da majestade de Deus, e vindo sobre as nuvens do céu.

“Subiu ao céu e está sentado à DIREITA de Deus pai todo poderoso”

E em outra passagem:

“Ora, quando o Filho do homem vier na sua majestade, acompanhado de todos os anjos, ele assentará sobre o trono de sua glória; – e todas as nações estando reunidas ante ele, ele separará uns dos outros, como um pastor separa as ovelhas dos bodes, e colocará as ovelhas à sua DIREITA e os bodes à ESQUERDA. – Então, o Rei dirá àqueles que estejam à DIREITA: Vinde vós que tendes sido benditos por meu Pai, etc. (São Mateus, cap. XXV, v. 31 a 46

Se você, que é destro, e acha que isso não é um problema tão sério tenta cortar um pano usando a tesoura com a mão esquerda, abrir uma lata com um abridor ou cortar pasto com uma gadanha.

Quando eu era criança me ensinaram a fazer o sinal da cruz. Claro que, como canhoto, tentei com a mão esquerda. A reprimenda veio forte com um tapa na minha mão.

- É para você se lembrar que o sinal da cruz se faz com a direita.

 Na escola peguei o lápis com a mão esquerda. Levei uma varada que nunca mais esqueci.

Cumprimentar alguém com a mão esquerda era considerado uma ofensa.

Talvez a única vantagem que temos é numa briga. O oponente se prepara para se defender da direita e abre a guarda para um soco da esquerda. Mas como eu não brigo...

Olha, se você é destro e nos acha ridículos, desajeitados ou acha que não temos motivos para reclamar:

“Então oh! Uma banana pra você!”

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário