terça-feira, 14 de agosto de 2012

FESTA EM ARROIO CANOAS- NAVEGANTES





FESTA EM HOMENAGEM A SÃO ROQUE


Estátua de S. Roque- Igreja N.S.dos Navegantes






Celebrante, Padre Vinícius

As comunidades vizinhas participaram da celebração.

No final da missa, a distribuição da aguá, sal e pãezinhos.


FESTA EM HOMENAGEM A SÃO ROQUE

Neste domingo dia 12/07/2012, ocorreu mais uma edição de tradicional festa de São Roque na comunidade de Navegantes em Arroio Canoas
Com esta festa, a comunidade quer homenagear São Roque que é um padroeiro secundário da Capela. O principal é Nossa Senhora dos Navegantes cuja festa é celebrada em fevereiro.
São Roque é um santo da Igreja Católica que viveu na França e no norte da Itália no século XII.
Era filho de um rico mercador e quando recebeu sua herança distribuiu tudo entre os pobres. Estudou medicina, mas não concluiu o curso.
Com a idade de vinte anos partiu, em romaria, para Roma. Nesta romaria deparou-se com a Peste Negra. Ofereceu-se, então, como voluntário, na assistência aos doentes fazendo curas milagrosas usando somente seu bisturi e o Sinal da Cruz. Por toda parte onde grassava a peste, ele estava como voluntário sendo também atingido por ela. Refugiou-se numa floresta e conta a tradição que teria morrido de fome não fosse um cão a levar-lhe, diariamente um pão com o qual se alimentava.
É invocado pelos fiéis contra doenças infecciosas, e é padroeiro de diversas profissões relacionadas com a medicina. É invocado contra doenças de animais e, creio, que numa versão moderna,contra todo tipo de poluição.
Na festa de São Roque, na comunidade de Navegante, é costume o padre benzer água, sal, e pãezinhos que, depois da missa, são distribuídos entre os fiéis.
A missa foi celebrada pelo padre Vinícius que faz parte do grupo de padres da paróquia de Carlos Barbosa e que atende, também, a paróquia de Arco Verde. O grupo de liturgia preparou a celebração e o coral da comunidade, agora reformulado, cantou lindas canções.
Ao meio-dia foi servido um almoço. A comunidade está de parabéns, pois graças a colaboração, principalmente dos jovens, ainda nesta comunidade, e em outras da região, o almoço é servido na mesa e não num bifet o que se constitui num diferencial importante, e por isso sempre muito concorrido.





Um comentário: