domingo, 4 de outubro de 2020

UMA TRAGÉDIA NA FAMÍLIA VOGT

 
  






 

UMA TRAGÉDIA NA FAMÍLIA VOGT

 

     A casa já estava pronta.

Como era costume na época, Valentim, depois do casamento, morou, durante um período, na casa dos sogros em Badenserthal. Durante esse tempo,  juntou algumas economias para comprar uma porção de terras do padrasto em Arroio Canoas. Muitas vezes passava temporadas por aqui construindo a casa, o paiol e demais benfeitorias necessárias para iniciar sua atividade de agricultor.

Ela estava grávida. Apesar da insistência da mãe, Otília quis ter seu filho na sua nova casa.

O pequeno Nelson nasceu em 28 de julho de 1929. A mãe Ana veio dar seu apoio durante o parto que foi assistido por Nicolina.

Tudo corria bem com o novo casal que estava jubiloso com o nascimento do pequeno Nelson. A família Vogt mostrou-se presente e várias vezes alguém vinha de Badenserthal visitar o novo casal e acompanhar o desenvolvimento do menino.

No primeiro aniversário de Nelson vieram a vó Margareta, um dos rapazes e as duas filhas menores, Agata e Escolástica, que ainda não conheciam o sobrinho, e queriam muito vê-lo.

Na despedida a vó segurou o pequeno com as duas mãos debaixo dos bracinhos e o ergueu até a altura do rosto. Contemplou-o por um longo tempo, depois beijou-o na testa, e aí o trouxe para junto de si e carinhosamente o apertou contra seu peito. Se despediu de Valentim e depois de Otília com um longo abraço e cochichou ao seu ouvido:

- Cuida bem da tua família. O Valentim é um bom homem.

Otília jamais podia imaginar que aquele seria o último abraço que daria na mãe.

Em 1931 um manto tenebroso caiu sobre a família Vogt. A febre tifoide (tifo), num curto espaço de tempo, ceifou impiedosamente a vida de dois irmãos e da mãe de Otília.

 O Nelson ainda era pequeno e ela já estava grávida de Anselmo. Decidiram que ela não iria aos funerais temendo contaminação.

Anna Margareta Vogt Rockenbach morreu aos 53 anos, Pedro Aloisio aos 20 e Henrique aos 17, e estão enterrados no cemitério de Badenserthal (Júlio de Castilhos).

A febre tifoide vitimou muitas pessoas na região. Em Arroio Canoas morreram três filhas da família Santo Chies.

Nelson foi professor em Boa vista e em São Bernardino SC onde vive ainda hoje com 91 anos.

A primeira vacina contra o tifo foi desenvolvida por Almroth Edward Wright em 1896.

A cloração da água foi uma medida importante no combate à doença.

Fontes:

- Google.

- Compêndio elaborado por João Schlindwein.

- Depoimentos de minha mãe Otilia, Agatha Vogt, Astor Vogt, Vilmar Käfer e Norma Royer.

 

 

 

 

2 comentários:

  1. Família voct é da minha avó Catharina.
    Gostaria de saber o paradeiro de toda família.
    Sei que tem um irmão fala chamado Jacó que mora em Santa Catarina. E tem um braço amputado por uma fritadeira . É tudo oque sei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://textoslaurindohentz.blogspot.com/2021/03/vogt.html

      Unknown, veja alguma coisa sobre os Vogt neste link

      Excluir