domingo, 24 de março de 2019

CORRUPÇÃO - você é corrupto?
















 CORRUPÇÃO
você é corrupto?


O assunto está em moda.  Um pouco de reflexão a respeito pode nos revelar aspectos surpreendentes. 
Tudo começa muito cedo. O pai manda um bilhete para a professora justificando a falta do filho. Você não devolve o troco errado quando o caixa se engana. Num baile, um grupinho de rapazes comprou uma caixa de cerveja. Mais tarde, pediram para trocar algumas garrafas alegando não estarem mais geladas. No dia seguinte descobrimos que as garrafas devolvidas haviam sido abertas e enchidas com água. muitos outros exemplos de pequenos delitos poderiam ser citados.
Isso é corrupção. Em menor escala mas é corrupção. Tais pessoas só não são grandes corruptos por falta de oportunidade. E é lá que tudo começa. no seio das famílias com pequenos delitos aparentemente insignificantes
Como você agiria diante da oferta de um milhão de reais ?
Em geral somos todos corruptos. Talvez na primeira oportunidade não, mas diante de insistentes ofertas e tendo a convicção da impunidade...
O ser humano age motivado por dois motivos principais: por medo de punição ou por oferta de recompensa. Ninguém age sem motivo. O homem correto é correto para poder deitar no travesseiro em paz. Você sacia a fome de um mendigo para aliviar a consciência ou pelo bem estar que esse ato de caridade lhe proporciona. Sempre que você vai a ação espera uma recompensa. Muitas vezes, sutil e camuflada mas no fundo uma recompensa. O santo é santo para merecer o céu. Uma mãe cuida do filho por que isso lhe dá prazer. O prazer é a recompensa. Ou por que não suportaria a cobrança da sua consciência. 
O que você faria vendo o funcionário  utilizando o carro de uma empresa pública para atividades particulares?  Você denunciaria este funcionário?
A corrupção sempre existiu e em todos os governos. Ela somente é maior ou menor dependendo do controle da sociedade e da certeza da impunidade. O combate à corrupção  também é sua responsabilidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário