sábado, 30 de março de 2019

VOCÊ ACREDITA?

a ponto de exibir sua copa acima de todas as outras no seu entorno

Phalm siegel











VOCÊ ACREDITA?



O caso desta semana aconteceu com Leopoldo Weschenfelder. Ele era um jovem agricultor e, naquele ano, a grande preocupação era a escassez de pasto para os animais durante o inverno. O frio chegara cedo e rigoroso agravando ainda mais a situação.
 Leopoldo tinha muitos animais: vacas leiteiras, bois de canga, cavalos e até um casal de cabritos. Por várias manhãs seguidas, as geadas castigaram as roças dos colonos e, conseguir pasto para a bicharada, estava cada vez mais difícil. Como todos os colonos de Arroio Canoas, Leopoldo se embrenhava nas capoeiras para conseguir recolher alguma coisa que fosse verde, e servisse de alimento para seus animais. Já colhera todas as macegas, já pelara todos os coqueiros e o inverno persistia. Então se lembrou de um coqueiro, lá no meio da mata, nos fundos da sua propriedade, muito próximo de um precipício. Muniu-se do ronquet, em italiano, ou em alemão, phalem sigel, levou, também, o facão e a espingarda. 
O coqueiro era alto e sua copa sobressaía do resto da mata de modo que não foi difícil localizá-lo. 
Para conseguir cortar as folhas viu que precisava subir pois o coqueiro era muito alto e a taquara com o phalem siegel era muito curta. Sabemos que os coqueiros que crescem no mato, sempre ficam muito altos para procurar o sol. Esse também era, a ponto de exibir sua copa acima de todas as outras no seu entorno. Sem alternativa, Leopoldo trepou no coqueiro. Não foi difícil por que, apesar de muito alto, era fino e os cipós que se enroscavam no tronco facilitaram a subida.
Finalmente, estava lá em cima! Sacou do facão e derrubou todas as folhas deixando somente uma ou duas pequenas recém saindo do tronco. Então se deu conta da vista maravilhosa lá do alto. Viu Linha São João, Campestre, Boa Vista e todos os arredores. Aí, depois do trabalho árduo, deu-se ao luxo de brincar um pouco. Através de impulsos começou a se balançar. O coqueiro fino e alto colaborava com Leopoldo.  Primeiro balançava devagarzinho, mas depois cada vez mais forte, fazendo Leopoldo vibrar de emoção.
 Ao olhar para baixo viu o precipício ameaçador e sentiu medo. Desceu do coqueiro, mesmo porque Já era perto do meio dia e precisava ir para casa, para não deixar sua mulher preocupada. Mas o pasto era tanto que ele não conseguiu levar tudo. No Dia seguinte voltaria para pegar o resto.
Então, horrorizado, sentiu um arrepio passar por todo seu corpo. Durante a noite, calma e sem vento, o coqueiro tombara precipício abaixo.
 Você acredita em Anjo da Guarda?
Um abraço a grande família Weschenfelder


domingo, 24 de março de 2019

CORRUPÇÃO - você é corrupto?
















 CORRUPÇÃO
você é corrupto?


O assunto está em moda.  Um pouco de reflexão a respeito pode nos revelar aspectos surpreendentes. 
Tudo começa muito cedo. O pai manda um bilhete para a professora justificando a falta do filho. Você não devolve o troco errado quando o caixa se engana. Num baile, um grupinho de rapazes comprou uma caixa de cerveja. Mais tarde, pediram para trocar algumas garrafas alegando não estarem mais geladas. No dia seguinte descobrimos que as garrafas devolvidas haviam sido abertas e enchidas com água. muitos outros exemplos de pequenos delitos poderiam ser citados.
Isso é corrupção. Em menor escala mas é corrupção. Tais pessoas só não são grandes corruptos por falta de oportunidade. E é lá que tudo começa. no seio das famílias com pequenos delitos aparentemente insignificantes
Como você agiria diante da oferta de um milhão de reais ?
Em geral somos todos corruptos. Talvez na primeira oportunidade não, mas diante de insistentes ofertas e tendo a convicção da impunidade...
O ser humano age motivado por dois motivos principais: por medo de punição ou por oferta de recompensa. Ninguém age sem motivo. O homem correto é correto para poder deitar no travesseiro em paz. Você sacia a fome de um mendigo para aliviar a consciência ou pelo bem estar que esse ato de caridade lhe proporciona. Sempre que você vai a ação espera uma recompensa. Muitas vezes, sutil e camuflada mas no fundo uma recompensa. O santo é santo para merecer o céu. Uma mãe cuida do filho por que isso lhe dá prazer. O prazer é a recompensa. Ou por que não suportaria a cobrança da sua consciência. 
O que você faria vendo o funcionário  utilizando o carro de uma empresa pública para atividades particulares?  Você denunciaria este funcionário?
A corrupção sempre existiu e em todos os governos. Ela somente é maior ou menor dependendo do controle da sociedade e da certeza da impunidade. O combate à corrupção  também é sua responsabilidade.