sábado, 27 de outubro de 2018

SEGUNDO ENCONTRO DA FAMILIA CHIES













SEGUNDO GRANDE ENCONTRO
Família chies


No dia 21 de outubro de 2018 a família chies voltou a se reuniu.  O grande encontro, novamente, aconteceu na localidade de Cobléns.
 Este foi o segundo encontro. Em 2015, a Grande Família Chies havia se reunido pela primeira vez.
 Os Chies são uma família numerosa, e organizar um encontro assim exige dedicação e competência. Sei que muitas pessoas colaboraram para o sucesso da festa e citar todos seria difícil por isso vou mencionar o Verealdo Chies e Edite Chies que se dedicaram, com afinco, para o sucesso da festa
Na primeira vez acorreu muita gente, 1.606 pessoas e neste segundo encontro foram 750. Vou reprisar o texto que escrevi em 2015 sobre o primeiro encontro:


"PRIMEIRO ENCONTRO DOS CHIES

Foi uma festa imponente. O grande salão da localidade de Cobléns foi literalmente tomado pelos descendentes do pioneiro GIOVANNI CHIES (1809).
Vi pessoas se abraçando e se cumprimentando. Vi lágrimas de emoção em rostos marcados pelo tempo ao reverem irmãos, filhos e amigos depois de muitos anos. E todos falando alto e ao mesmo tempo como não podia deixar de ser num encontro de Chies. Vi gente de muitas cidades do Rio Grande do Sul e de vários outros estados do Brasil. Teve Chies vindos da Itália e também dos Estados Unidos.
 Esta família numerosa se espalhou pelo mundo. Sabemos, de acordo com a história, que deixaram a Itália devido as condições difíceis que enfrentavam na sua pátria. Porém observando os movimentos migratórios creio que houve, também, um outro componente que influenciou sua vinda para cá. Foi a alma aventureira que os impulsionou. O espirito inquieto sempre a procurar novos horizontes. Por isso, de Santa Clara, primeira parada, esta família se espalhou pelo mundo sempre ávidos por novos desafios.
A nossa comunidade, o Sagrado, está orgulhosa por ter sido escolhida pelos organizadores para prestar, também, sua homenagem a esta grade e valorosa família.
   No sábado dia 11 de abril, partiu de Santa Clara, uma comitiva que percorreu as principais localidades onde os Chies marcaram presença. Nós aqui do Sagrado tivemos a honra de estarmos incluídos neste roteiro como destino final da caravana.
Então perguntei para a Edite o que queriam que fizéssemos. Ela disse:
-Surpreendam-nos.
A comunidade se empenhou com afinco nos preparativos; ornamentação temática, limpeza do salão e arredores, ensaios, tudo para receber dignamente tão ilustres visitantes.
 Apesar de alguns opositores acho que mais uma vez o Sagrado fez bonito. Os visitantes ficaram surpresos pois não esperavam recepção tão calorosa. Vi rostos marcados pelo tempo e pelas lutas. Vi pessoas emocionadas ao reverem a terra onde os antepassados viveram durante anos.
Os noninhos foram os homenageados. Muitos já falecidos, porém alguns presentes, merecem todo o nosso apreço e carinho por que eles é que são os verdadeiros heróis. Aqueles que verdadeiramente construíram os alicerces, o chão firme onde hoje podemos pisar confiantes. Eles prepararam o terreno. Cabe a nós, somente, lançarmos as sementes.
A festa principal ocorreu no domingo dia 12 na localidade de Cobléns. Foi uma festa grandiosa não só pela quantidade de pessoas, mais de mil e quinhentas, mas também pela presença de autoridades e pessoas ilustres. O nosso governador José Ivo Sartori, por pertencer à família Chies, também esteve presente dando um brilho especial à festa e deixando a todos orgulhosos.
Quero cumprimentar os organizadores desta grande festa. Para não cometer injustiças vou citar ninguém a não ser uma pessoa que com sua liderança soube levar o grupo todo e assim garantir o sucesso do evento. Estou falando de Edite Chies." 



Outros textos relacionados:
https://textoslaurindohentz.blogspot.com/2014/12/como-nasceu-o-miramar.htmlhttps://
https://textoslaurindohentz.blogspot.com/2014/12/miramar-forjado-na-dificuldade.html
https://textoslaurindohentz.blogspot.com/2013/07/giocondo-chies.html

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Julho De 2011




Capa de Reencontro










Julho De 2011

É 23 de julho de 2011, uma quinta-feira, feriado de Corpus Christi.
Nesta data comecei a escrever “REENCONTRO”, meu terceiro livro, completando uma trilogia que trata da saga humana pelo universo.
É claro, que não fiquei escrevendo durante esse tempo todo. O processo de criação é peculiar a cada pessoa. Eu tenho as melhores inspirações nas primeiras horas da manhã. As emoções, também, afetam a minha inspiração: amor, paixão, expectativas ou a falta delas favorecendo ou inibindo minha criatividade. Algumas vezes escrevo vários capítulos em poucos dias. Outras vezes fico travado e as coisas que escrevo precisam ser reescritas.
O livro está pronto e agora estou tratando de divulgá-lo.
 Neste sábado, dia 12 de outubro as 15h, estive autografando na Feira do Livro de Caxias do Sul a convite dos organizadores daquele evento.
Também acertei minha presença na Feira do Livro de Carlos Barbosa aonde estarei no dia 10/11/2018 às 14 horas
Infelizmente não foi possível minha participação na Feira do Livro de Barão porque, segundo os organizadores, não havia mais espaço. Em compensação estou contando com vários pontos comercias aonde os interessados poderão adquirir o meu livro. Meu agradecimento muito especial a esses colaboradores.
Em Barão.
Seular de Carlos Becker
Olhares – Estúdio fotográfico
Assistec Telefonia
Sacolão Central
Loja Tendency de Marcia Käfer
Posto de combustíveis Ferralle
Lancheria D`Gustare

Em São Pedro
Olaria São Pedro
Padaria São Pedro
Solar de São Pedro

Tupandi
Posto São Luiz
Com Diana Schneider

             São Sebastiao do Caí
Papelaria Schuch e Engel

Também em Porto Alegre, no Bar da FAMECUS com Liane e Nês.