terça-feira, 17 de janeiro de 2023

DE MÉDICO E LOUCO...

 
 
 

DE MÉDICO E LOUCO...

 

Há um ditado que diz:

- “De médico e louco todos temos um pouco”.

Quando você enfrenta algum problema de saúdo ouve palpites e conselhos em profusão. Ouve tantas coisas a ponto de deixar sua cabeça embaralhada: chás, regimes, alimentos para isso e aquilo, curas espirituais e até práticas supersticiosas.

Mesmo entre profissionais da saúde pode-se ouvir recomendações, muitas vezes, incabíveis. Assim houve época em que o ovo de galinha era o vilão. Quem quisesse viver com saúde não podia comer ovos. Hoje o ovo é recomendado sem restrições.

Lembro de um tempo em que a nata era uma ofensa à saúde. A recomendação era a margarina. A banha de porco também já esteve no banco dos réus sofrendo críticas severas da parte dos nutricionistas. Ao invés de banha recomendavam azeite.

Acho que os profissionais da nutrição precisam entrar num acordo. Conheço gente que fica desesperada quando a carne do churrasco dominical vem com muita gordura.

 Tenho uma sobrinha, a Valmi käfer, que tem uma mão abençoada para cozinhar. Ela não segue nenhuma receita, mas faz pratos saborosos usando ingredientes comuns. Um dos segredos é usar banha como gordura. A Valmi é casada com o Jandir e moram em Arroio Canoas, no Sagrado. O Jandir cuida da criação: porco, galinha ovelha. Os dois fazem linguiça, banha e torresmo. Não vendem a produção. tudo é para o consumo próprio.

- Quando vem visita gosto de ter alguma coisa pra por na mesa, disse a Valmi quando perguntei se vendiam linguiça.

- Coma duas bananas por dia, recomenda o Dr. Abraão Winogron. Nas suas intervenções pela rádio Guaíba, Winogron recomenda mais: coma duas laranjas por dia, três nozes, coma alho, uma taça de vinho tinto.

Então o fantástico faz uma matéria sobre os benefícios alimentares do chuchu. A onda pega e nas fruteiras e mercados se esgota o chuchu que sobe de preço.

A última que fiquei sabendo foi sobre os benefícios da cachaça para a saúde. Muito bebum deve estar feliz da vida. Agora pode beber sem remorsos.

Hipócrates dizia: “Somos o que comemos”.

Cuidar da saúde é importante mas não sejamos fanáticos.