domingo, 20 de janeiro de 2013









POSTO DE COMBUSTÍVEIS FERRALLE


Todos os dias, milhares de novos automóveis são agregados à frota já existente. Não temos mais espaço para estacionamento. As ruas e as estradas não comportam mais o fluxo alucinante de tantos veículos. O trânsito virou um caos apesar dos altos investimentos dos nossos governantes em rodovias e no sistema viário das cidades.
Mas, como quase tudo, esta situação não traz somente prejuízos. O aumento da frota propiciou oportunidade de trabalho a muita gente. É uma gama de empregos tão vasta que seria difícil citar todos. Desde mecânicos, vendedores, seguros até postos de combustíveis que proliferaram por toda parte. As cidades pequenas onde havia somente um posto já comportam dois ou mais. Em Barão temos dois. Quero, hoje, me referir, especialmente, ao POSTO FERRALLE com a bandeira da PETROBRAS que, a partir desta data, estará patrocinando esta coluna.
O André Abel é o gerente. Ele é natural de Rodrigues da Rosa e já trabalhou aí quando o posto ainda pertencia ao Jaime Cagliari. André, inicialmente, era frentista. Em seguida, porém, o proprietário viu no rapaz potencial para um cargo maior e o promoveu a gerente.
O POSTO FERRALLE é de fácil acesso, pois se localiza na área central de Barrão.
Além da qualidade incontestável dos seus produtos o posto se destaca pelo ótimo atendimento prestado pelos seus sete funcionários.
Quando você for abastecer seu carro em Barão procure o POSTO FERRALLE. Lá encontrará um grupo de amigos para recebê-lo, funcionários competentes e uma linha completa de produtos automotores da mais alta qualidade com preços competitivos.
Agradeço ao André por essa parceria que mostra sua preocupação com a cultura do município.

sábado, 5 de janeiro de 2013

UM HOBBY SALUTAR



O Joao Pedro e o Gustavo
 são filhos de Gilberto Käfer e Marisa.
e a luz
que emana deles ilumina aquele lar e o mantem unido.

A propriedade fica em meio a milharais
 que encobrem  vales e coxilhas

Arthur Kuhn também tem seu cavalo

Um pouco afastado da estrada há um açude 

A propriedade onde moram é encantadora

UM HOBBY SALUTAR

O cavalo, durante muito tempo, era o principal meio de locomoção neste nosso interior. Transportava pessoas, pequenos volumes e até doentes para o hospital. Não havia automóveis e se houvesse as estradas eram tão precárias que não permitiam que um veículo motorizado trafegasse por elas. Cada colono tinha, pelo menos, um cavalo. Às vezes, dois ou três dependendo do tamanho da família.
 O que uma vez era artigo de necessidade hoje virou hobby. Muitas vezes, vejo, por aí, jovens que se reúnem montados em seus cavalos.
O Joao Pedro e o Gustavo são filhos de Gilberto Käfer e Marisa. São dois adolescentes e cada um tem o seu cavalo. Incentivados pelo pai, criaram gosto por esse salutar hobby. Seguidamente, vejo os dois passeando por aí montados em suas montarias. Formaram um grupinho de adolescentes que, ao menos uma vez por semana, se reúnem para cavalgar. O Iuri, o Eduardo e o Arthur também já têm os seus cavalos e a expectativa é de que o grupinho aumente. O Henrique, também, logo terá o seu. No dia da Festa de Cafundó vi o grupinho reunido em frente ao nosso salão. Foram para a festa a cavalo. É recomendável que os pais incentivem seus filhos por hobbies salutares como este.
 O Gilberto e a Marisa procuram educar seus filhos dentro de uma linha de responsabilidade. Eles têm algumas mordomias, porém lembro que, desde pequenos, vejo os dois ajudando o pai nas lides da propriedade rural manobrando o trator, juntando batatas, carregando lenha, enfim, assumindo responsabilidades porque ter um cavalo bem cuidado custa caro e é preciso dinheiro para sustentar o hobby. Aprendem a ser responsáveis e sabem que as coisas não caiem prontas do céu. Tudo precisa ser conquistado. Em casa, eles já têm uma amostra de como será, depois, o mundo lá fora.
O Gilberto é filho de Ignácio Käfer e Otilia Maria Fritzen. A Marisa vem da família Gräf de Cobléns. Além dos dois rapazes, também tem a Vanessa que é casada com o Moisés. Os dois formam um belo casal e são meus amigos.
A propriedade onde moram é encantadora. Um pouco afastado da estrada há um açude e um quiosque.
Sou muito amigo de Ignacio e Otilia Maria. Tenho por eles um carinho especial e são muito queridos pelos netos. Sua sabedoria, amor e exemplos são parâmetros para serem seguidos pelos filhos e netos e a luz que emana deles ilumina aquele lar e o mantem unido.